A Petrobras e o Sebrae-SP realizaram no dia 11 de junho o evento de abertura e boas-vindas do Programa Fortalecer. A iniciativa é 100% subsidiada, gratuita aos participantes, e focada em empreendedores regionais do Vale do Paraíba que foram selecionados pelo projeto como potenciais fornecedores da Refinaria Henrique Lage (REVAP), sediada em São José dos Campos.
O projeto piloto contou com 73 inscritos e selecionou 30 micro e pequenas empresas (MPEs) das cidades de Caçapava, Jacareí, São José dos Campos e Taubaté, com proprietários que pertencem a grupos sub-representados (mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiência e idosas). O programa tem o objetivo de fortalecer os negócios e contribuir para a construção de uma cadeia de suprimentos com mais diversidade.
Segundo Alexandre dos Reis, gerente de relacionamento com fornecedores e sustentabilidade da Petrobras, o projeto está alinhado aos compromissos ASG (Ambientais, Sociais e Governança) assumidos pela companhia em seu Plano de Negócios 2025-2029 e visa impulsionar a diversidade na cadeia de fornecimento da REVAP, fortalecendo empresas locais e promovendo um ambiente mais inclusivo e sustentável. “Queremos nos relacionar de forma ativa e próxima com todos os fornecedores, independentemente do tamanho, e garantir mais diversidade, equidade e inclusão nas nossas contratações, fortalecendo os mercados locais e ajudando a promover desenvolvimento social e econômico nas regiões onde atuamos” afirma.
“Por meio de seus projetos e contratações, a Petrobras contribui para a distribuição e fortalecimento de renda das empresas em seu entorno. Com esse projeto de desenvolvimento de MPEs vamos poder atuar com as capacitações em gestão financeira e de pessoas e liderança; planejamento estratégico; orientação para cadastro no canal de fornecedor da Petrobras e consultoria em gestão. A parceria reforça o papel fundamental do Sebrae no desenvolvimento e capacitação de pequenos negócios, promovendo inovação, competitividade e sustentabilidade”, esclarece Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP, que apresentou o cronograma do programa aos participantes.
Para Valéria Verdi, da Torteria Haguanaboka, o projeto é muito especial. “Gostei muito da questão de sustentabilidade e de incluir os grupos sub-representados. Estamos em uma caminhada incrível e ser regional é muito pertinente. A apresentação do programa foi bem esclarecedora. Por só atender em loja, poder fornecer para uma empresa me anima muito.”
Luciana da Costa Aparecido, da Legado Diferencial em Ferragens, e seus dois sócios estão bastante entusiasmados com a nova experiência. “Empreendemos há três anos e queremos aprender e replicar aos nossos três funcionários. Será a primeira vez que vamos fornecer para uma empresa grande. E estar junto ao Sebrae nos motiva ainda mais, porque estamos com ele desde a escolha do nome da nossa empresa. Além disso, já fizemos vários treinamentos com o Sebrae e um dos sócios participou do Empretec. Estamos bem empolgados.”
A capacitação será ministrada de forma presencial, com carga horária total estimada em 60 horas por empresa, e será ministrada no período de seis meses. As consultorias individuais contemplam o total de 12 horas e serão virtuais. Todos os participantes que alcançarem pelo menos 75% de presença nas atividades previstas receberão certificado.
Estão contemplados no projeto os seguintes itens de bens: móveis, ferramentas, papelaria, artefatos de concreto, cimento, fibrocimento, gesso e materiais semelhantes, material elétrico, vedações e componentes mecânicos (arruelas, porcas, parafusos, entre outros). Também podem participar os fornecedores dos serviços de alimentação e buffet, eventos, manutenção elétrica interna de pequeno porte (facilites), serviços de engenharia (pequeno porte), locação e produção de fotos, fabricação e montagem de móveis.