Junho é mês de festas juninas. Para comemorar e chamar a atenção dos clientes, muitos empreendedores investem em novidades temáticas nas prateleiras, nos serviços e nos cardápios; seja com uma decoração especial, doces típicos ou até cenários personalizados em locais “instagramáveis”.
Claudia Mouro, consultora de negócios do Sebrae-SP, acredita que qualquer mudança na rotina tradicional pode trazer bons resultados. “As pessoas se sentem acolhidas quando se identificam com as novidades e quando encontram alguma lembrança afetiva. Seja um ambiente mais colorido e divertido, uma novidade no cardápio ou até um produto ou serviço com edição limitada. Por exemplo: apenas nos meses de junho e julho, uma confeitaria pode incluir doces de amendoim no cardápio. Os pratos com milho também são excelentes pedidas nessa época do ano.”
Ela acrescenta que é fundamental planejar bem as ações e, depois, avaliá-las para entender os resultados alcançados. “O empreendedor precisa trabalhar com possibilidades. Nem todas as ideias vão funcionar, mas o que der certo pode ser mantido no futuro. Por exemplo: uma padaria criou uma série especial com milho para junho e julho, e as vendas de pamonha foram incríveis durante todo o período. Por que não a incluir definitivamente no cardápio? Esse tipo de análise é essencial para oferecer produtos mais bem-aceitos ao cliente.”
A consultora também reforça a importância de divulgar essas iniciativas nas redes sociais. “Tem novidade no seu negócio? Conte para todo mundo, publique nas redes e divulgue. Assim, mais clientes ficarão sabendo e poderão indicar seus produtos e serviços para outras pessoas.” Para concluir, Claudia deixa uma dica importante: assim que passar a agitação do fim de ano, faça um planejamento com todas as datas comemorativas relevantes para o seu negócio.
Festa junina em pet shop? Tem sim, senhor!
O empresário Cleber Augusto Mathias, dono do Pet São Francisco, acredita que as datas comemorativas exercem um impacto positivo na rotina do pet shop. “Algumas datas geram mais retorno do que outras, mas todas movimentam o negócio de alguma forma, seja por meio do aumento nas vendas, da maior visibilidade ou do engajamento com os clientes.” Ele destaca que, para alcançar bons resultados, é necessário investir tempo e recursos em ações promocionais, decoração e ambientação temática. “Os clientes prestam mais atenção nas empresas que entram no clima e promovem ações, descontos e uma decoração especial por conta das datas comemorativas”, afirma.
A decisão de celebrar essas datas no Pet São Francisco surgiu de forma espontânea, após o pedido de uma cliente para comemorar o aniversário de seu pet com os colegas da creche. A primeira celebração foi improvisada e gratuita, mas o resultado mostrou a força da ideia: além do retorno financeiro, o serviço diferenciado atraiu a atenção do público e fortaleceu o vínculo com os clientes. “Essas ações geram um sentimento de pertencimento, já que a festa que o tutor faz em casa pode ser compartilhada conosco também”, explica. Para Cleber, sair da rotina, criar conteúdo e oferecer experiências reforça a imagem de uma empresa viva, conectada às tendências e ao comportamento do consumidor.