Na primeira semana de novembro, o Sebrae-SP em parceria com a Abstartups, Prefeitura de Jundiaí, ATIJ, UniAnchieta, Unip, Fatec, Senai e Senac realizou o Ideathon, um evento com o propósito de promover cultura empreendedora para jovens de ensino superior e ensino técnico. Foram 42 estudantes de diferentes instituições de ensino de Jundiaí participando do Ideathon, que ocorreu juntamente com a Feira das Profissões no Parque da Uva.

Durante o evento, os estudantes se dividiram em oito grupos de cinco pessoas cada e foram apresentados a dois desafios propostos pela Prefeitura, para que escolhessem um e, ao final, apresentassem propostas de como solucioná-lo. Além disso, o Ideathon também contou com diversos momentos de interação, com períodos focados em conteúdo trazendo um workshop, dinâmicas e momentos de mentorias.

Para Cláudia Schulz, CEO da Abstartups, a realização de um Ideathon com o envolvimento tão engajado desses jovens representa          o cumprimento de uma das missões da instituição. A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) existe há mais de dez anos, tendo como missão transformar o Brasil no país das startups. É uma missão bem audaciosa, mas, ao mesmo tempo, ela casa muito com o que nós estamos fazendo aqui, trazendo essa juventude para participar disso. Hoje nós precisamos de novas startups surgindo e é justamente com essa juventude, com esses alunos, a academia e as instituições de ensino envolvidas e atuantes, é que vamos poder gerar novas startups. Ou até mesmo às vezes, claro, antes disso, despertar o olhar empreendedor, trazer para eles o conteúdo de uma cultura empreendedora para quem sabe, no futuro, eles possam ver isso como uma opção de carreira também, comenta.

Desafios e premiação

Ao fim do evento, três dos oito grupos tiveram suas propostas avaliadas e premiadas, baseado em viabilidade e criatividade da solução proposta.

Nós trouxemos duas problemáticas aqui hoje: como que através de inovação e tecnologia podemos fazer uma aproximação da gestão pública com o munícipe e como aproximar atores já existentes do ecossistema local entre si, como podemos fazer com que esse ecossistema se relacione e faça negócio, explica o Diretor de Inovação, Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Jundiaí, Tiago Antunes.

O Diretor diz que entende que ciência, tecnologia e inovação são vetores de desenvolvimento econômico e de redução de desigualdades e que o papel do poder público é, justamente, fomentar e estimular a realização de eventos como o Ideathon. Na medida que temos essas oportunidades em um ambiente de inovação e negócios sadio, chances variadas começam a surgir. Chance para a indústria, que enxerga solução nesse ecossistema, para o jovem startapeiro que de alguma maneira também pode atender soluções dessas indústrias e para a academia que pode formar e construir seus portfólios para poder atender esse público. Essa relação entre todos esses elementos, sem dúvida nenhuma é estimulado com movimentos como esse, completa.

Expo Profissões

O Ideathon aconteceu juntamente com a Expo Profissões, uma feira organizada pela Associação de Tecnologia e Inovação de Jundiaí (ATIJ) em parceria com a Prefeitura com o objetivo de auxiliar estudantes de ensino médio na escolha de uma profissão e oferecendo ferramentas para sua inserção no mercado de trabalho. Esse ano, em torno de mil pessoas circularam pela Feira durante os três dias de sua realização.

A Prefeitura de Jundiaí esteve presente com um estande nos três dias da Feira, levando informações sobre o portal de empregabilidade do município, como destaca Maria Aparecida Gibrail, Diretora de Fomento ao Comércio e Serviços do município. Ela comenta que muitos jovens, principalmente aqueles em busca do primeiro emprego, não sabem como procurar vagas e nem sempre as famílias conseguem orientá-los. Durante a Feira, foi apresentado aos participantes o que é o portal de empregabilidade, como acessá-lo, como procurar um emprego e quais vagas estão abertas atualmente.

Maria Aparecida ainda destaca que o empreendedorismo, hoje, é um fator importante quando falamos sobre empregabilidade. Quando falamos sobre empreendedorismo, às vezes as pessoas acham que é só ser empreendedor, é só montar um negócio. Mas, dentro de qualquer lugar que você comece, até mesmo dentro de uma empresa, se você for um bom empreendedor, é possível que suba mais rápido na carreira. Além disso, a tecnologia, hoje, é uma ferramenta para tudo, é um fator primordial até para você alcançar melhores trabalhos, finaliza.

-

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Ideathon reúne 42 estudantes e movimenta ecossistema de inovação em Jundiaí