O uso da inteligência artificial (IA) vem se tornando cada vez mais presente na rotina dos empreendedores, funcionando como ferramenta estratégica para otimizar processos e facilitar tarefas do dia a dia. Diante desse cenário, o Sebrae-SP ampliou o alcance do Programa Imersão Prática em Inteligência Artificial para Negócios na região de São Carlos. Em 2025, 59 empreendedores concluíram o treinamento e já estão aplicando os conhecimentos adquiridos em seus negócios.
O programa auxilia empreendedores a entender e aplicar IA em pequenos negócios, capacitando-os a usar a tecnologia para otimizar processos, aumentar a produtividade e melhorar resultados.
De acordo com o estudo Transformação Digital nos Pequenos Negócios 2025, realizado pelo Sebrae Nacional, 44% dos empreendedores brasileiros já utilizaram algum tipo de IA. O uso é mais intenso entre as empresas de pequeno porte, com 65% de adesão, seguido pelos Microempreendedores Individuais (MEIs), com 35%.
O avanço é expressivo quando falamos sobre o uso da IA, que cresce a cada ano. O índice mais do que dobrou, saltando de 12%, em 2024, para 25%, em 2025, segundo a quarta edição da pesquisa da Bain & Company.
A diretora comercial Silvete Araújo de Oliveira, da Zentai Benefícios e Seguros, é uma das participantes da ação e afirma que a imersão trouxe ganhos imediatos. Passei a organizar melhor as mensagens e agilizar processos do dia a dia, o que liberou tempo para focar no atendimento.
Já a empreendedora Simone Macetelli, franqueada em parceria com a Forever Living, que também participou do programa, percebeu avanços importantes. Eu ampliei muito meu uso das ferramentas digitais e agora consigo produzir conteúdo com mais qualidade e agilidade, afirma.
De acordo com o consultor de negócios do Sebrae-SP Kleber Rafael Rosa Lima, a busca crescente mostra a maturidade dos empreendedores diante das mudanças do mercado. A metodologia é prática e pensada para a realidade local, o que facilita aplicar tudo de forma imediata e com resultado, destaca.
Muitos participantes iniciam a imersão com receio da tecnologia e finalizam o encontro utilizando ferramentas de IA em diferentes etapas do negócio. Com a boa receptividade e a demanda crescente, o Sebrae-SP prevê expandir ainda mais o programa em 2026.