Com a participação de cerca de 100 empresários, o Sebrae-SP no Alto Tietê promoveu o encerramento do ciclo do Programa Agente Local de Inovação (ALI) Produtividade. O encontro, realizado na noite de quinta-feira (04/11), no Prédio II da Prefeitura de Mogi das Cruzes, reconheceu os empreendedores destaques ao longo da iniciativa e apresentou a metodologia do programa a donos de negócios. As inscrições para o próximo ciclo já estão abertas.
O Programa ALI Produtividade acompanha gratuitamente pequenas empresas de diversos segmentos pelo período de seis meses. Durante esse intervalo, um agente bolsista especializado atua diretamente junto ao empresário, identificando gargalos e propondo soluções inovadoras para melhorar o desempenho e tornar o negócio mais produtivo. Para participar gratuitamente do programa, basta se inscrever pelo link.
Ao longo de dois ciclos, o Sebrae-SP atendeu mais de 400 micro e pequenas empresas, oferecendo orientação qualificada e um leque completo de serviços voltados ao aprimoramento dos empreendimentos locais. Esse programa é muito valioso, pois, a partir dele, há uma conexão com tudo o que o Sebrae-SP pode oferecer. Nossa missão é gerar impacto, porque isso gera melhoria de gestão do pequeno negócio no Brasil. O ALI é um dos maiores, se não o maior programa que impacta as empresas, afirmou a gerente regional do Sebrae-SP, Gilvanda Figueirôa.
Em 2026, mais de 300 negócios regionais devem ser acompanhados pelo ALI Produtividade entre janeiro e junho. O programa produz um impacto muito grande para as empresas que participam e para os agentes que atendem os negócios. Neste ciclo, as empresas tiveram aumento médio de 28% no índice de produtividade, percentual que influencia diretamente no faturamento e na gestão, destacou o gestor regional do Programa ALI Produtividade no Alto Tietê, Leonardo Oliveira.
O empresário Ivan Coelho, franqueado da Brasil Cacau em Poá, participou do primeiro ciclo da iniciativa em 2025. O programa traz uma visão de fora. O empresário normalmente está dentro da caixinha e acha que está fazendo tudo certo, e aí vem o ALI e te dá uma chacoalhada. Para participar é preciso estar disposto a aceitar mudanças. Depois do programa, implantamos uma gestão de pessoas mais eficiente, disse.
Para o empresário Eron Soares, da Guerova empresa de marketing digital , o ALI Produtividade abriu novas possibilidades. Estou terminando o ciclo e o Sebrae-SP me ajudou desde o início, quando eu não tinha nenhum funcionário. Estava precisando de auxílio para automatizar nossa empresa e procurei o ALI, que foi muito interessante. Já avançamos bastante, contou.
Ao todo, seis clientes participantes do ALI Produtividade 2025 foram reconhecidos pelo desempenho no programa. O evento contou com a presença de onze expositores que apresentaram seus produtos e serviços, além de empresários, convidados e do chefe de divisão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Mogi das Cruzes, Roger Kayasima.