O Natal, assim como outras datas comemorativas relevantes para o comércio e o setor de serviços, representa uma oportunidade estratégica para micro e pequenos negócios aumentarem o faturamento, ampliarem a visibilidade da marca e conquistarem novos clientes. Com planejamento, criatividade e ações simples, é possível transformar produtos já conhecidos em novidades atrativas para esse período de maior consumo.
De acordo com Claudia Mouro, consultora de negócios do Sebrae-SP, o Natal é um bom exemplo de como datas comemorativas podem ser aproveitadas pelos pequenos empreendedores, especialmente em segmentos como alimentação e confeitaria. As empresas costumam utilizar o cardápio fixo e fazer adaptações para as datas comemorativas. Um bolo comum, por exemplo, pode se tornar natalino com novas decorações, cores e formatos, explica.
Segundo ela, criatividade e estratégia caminham juntas. Usar as redes sociais para divulgar essas novidades, surpreender seguidores, atrair novos clientes e despertar o interesse de quem já conhece a marca é uma ação simples, mas muito eficiente.
Confira algumas dicas do Sebrae-SP para aproveitar o Natal nos pequenos negócios:
– Indicação: tão importante quanto fazer o cliente comprar novamente é estimular que ele indique o produto ou serviço para outras pessoas. A indicação sempre será a forma mais econômica e eficiente de conquistar novos clientes, destaca Claudia.
– Redes sociais atualizadas: a consultora reforça que a máxima quem não é visto, não é lembrado continua atual. Pode ser um story ou uma foto no feed. Mostrar bastidores, processos de produção e diferenciais aproxima o seguidor da marca e gera mais conexão. Elas são uma vitrine para o mercado.
– Produtos e serviços temáticos: valorizar o clima da data faz diferença. Doces com decoração natalina chamam mais atenção do que os tradicionais e vale prestar atenção nas embalagens para que sejam temáticas também. Às vezes, uma simples mudança de cor ou apresentação, como tons de vermelho e verde, já faz o produto se destacar, orienta.
– Cartão-fidelidade: estratégia simples para estimular o retorno do cliente. O objetivo não é que ele compre apenas uma vez. O cartão-fidelidade cria um convite para que volte, seja com desconto, produto ou serviço gratuito.
– Kits e presentes personalizados: datas comemorativas favorecem a venda de kits. Combinar produtos já existentes em embalagens especiais agrega valor e amplia o tíquete médio.
– Planejamento de estoque e prazos: organizar a produção e definir limites de encomendas ajuda a evitar sobrecarga, atrasos e desperdícios, garantindo uma boa experiência ao cliente.
Para finalizar, Claudia traz duas dicas importantes: os pequenos negócios devem e precisam prestar atenção na decoração do ambiente. Cores e detalhes chamam atenção de quem vê: pode ser que a pessoa não iria comprar algo, mas viu a uma loja decorada e teve vontade de entrar, isso também atrai novos clientes.
E os colaboradores precisam estar alinhados com as estratégias de vendas do negócio. Pode ser que uma pessoa entre para comprar um único produto e, conversando com o colaborador engajado na missão, saia com lembrancinhas para amigos e familiares. Essa postura agrega valor à empresa.
Visão da empreendedora
À frente da Gupie Doces, de Campinas, a empreendedora Rebecca Diani conta que a preparação do cardápio natalino é pensada de forma estratégica, tanto para encantar os clientes quanto para ampliar as oportunidades de venda. A loja, que completa três anos em janeiro, aposta principalmente em kits para presente e tortas maiores para as confraternizações de fim de ano. É um período em que as pessoas buscam algo especial, diferente do dia a dia, explica Rebecca.
Segundo a empreendedora, a data também representa um dos momentos mais importantes do ano para o faturamento do negócio, impulsionado pelo aumento da demanda e pelo volume de encomendas. O Natal é sempre uma época em que temos um aumento de vendas e um grande volume de pedidos. Normalmente, os kits são compostos por itens que já fazem parte do nosso cardápio fixo, mas vestidos de Natal, com uma apresentação especial, o que chama mais atenção dos clientes, afirma. A estratégia, segundo ela, ajuda a valorizar os produtos já conhecidos e reforça a identidade da marca em um período decisivo para o comércio.