Com o objetivo de impulsionar o empreendedorismo no Alto Tietê, o Sebrae-SP atendeu mais de 26 mil estudantes de escolas públicas e privadas da região ao longo de 2025. A Educação Empreendedora é um dos pilares de atuação da entidade, que busca inspirar comportamentos empreendedores em crianças e adolescentes. As inscrições para participar gratuitamente dos programas voltados aos estudantes já estão abertas para a edição de 2026.

Entre as ações desenvolvidas pelo Sebrae-SP na área estão o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e o Objetos de Aprendizagem, que atenderam mais de 23 mil alunos no ano passado. A iniciativa é voltada para crianças dos ciclos I e II do Ensino Fundamental, contemplando do 1º ao 5º ano e do 6º ao 9º ano.

Os programas preveem a capacitação gratuita de professores por meio da plataforma on-line do Sebrae-SP, além da distribuição de apostilas para aplicação em sala de aula. No caso das escolas públicas, tanto estaduais quanto municipais, os materiais de apoio são fornecidos de forma impressa. Já para as instituições privadas, o acesso é disponibilizado de maneira virtual ambos sem custos para as instituições participantes.

Todo o conteúdo foi desenvolvido pelo Sebrae-SP com o objetivo de despertar o espírito empreendedor desde os primeiros anos escolares, atuando no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades e na construção de novas aprendizagens.

Os programas são totalmente gratuitos para as instituições de ensino. A ideia não é necessariamente fazer com que as crianças abram seus próprios negócios, mas inspirá-las a desenvolver comportamentos empreendedores, como a busca por oportunidades, a criação de redes de contato, a persistência, o comprometimento e o estabelecimento de metas. Esses fatores são diferenciais tanto na vida pessoal quanto profissional e características cada vez mais valorizadas pelo mercado, reforça a gestora regional de Educação Empreendedora do Sebrae-SP no Alto Tietê, Priscila Tanihara.

A Educação Empreendedora contribui para o fortalecimento do ecossistema empreendedor da região ao envolver professores, estudantes, famílias e a comunidade. A iniciativa gera oportunidades e impacta positivamente a criação de novos negócios, e consequentemente na redução do desemprego e na melhoria da qualidade de vida.

Em 2025, o Sebrae-SP Alto Tietê atendeu escolas dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Salesópolis e Suzano número que o escritório regional pretende ampliar em 2026. O JEPP é estruturado em uma série de apostilas, com uma edição específica para cada ano escolar, compostas por atividades e conteúdos que apoiam o trabalho dos professores. Ao final da jornada, os alunos promovem feiras para colocar em prática os conhecimentos adquiridos.

Para participar dos programas, municípios e escolas interessadas devem procurar o escritório regional do Sebrae-SP Alto Tietê, localizado na Avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, Vila Lavínia, em Mogi das Cruzes, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4723-4510.

-

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Sebrae-SP Alto Tietê impacta mais de 26 mil estudantes com Educação Empreendedora em 2025