Estudantes da educação básica, superior e técnica de Mauá devem ficar atentos ao calendário para solicitar a tarifa zerdo para os ônibus municipais.

As inscrições serão feitas a partir de 12 de janeiro pelo site da Prefeitura, onde os alunos poderão enviar toda a documentação de forma online. Aa partir de 26 de janeiro haverá atendimento presencial na Loja SIM, localizada no pavimento superior do Shopping Nova Estação, integrado ao terminal de ônibus, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

O benefício é liberado em até dez dias úteis e a retirada do cartão será feita na Loja SIM, mediante apresentação de documento original com foto e o protocolo da requisição. Os alunos que farão o recadastramento podem usar o mesmo cartão do ano anterior.

Ônibus municipal de Mauá @Léu Britto/Agência Mural

Qual é a documentação necessária?

Para se cadastrar, o estudante ou responsável precisa apresentar os documentos abaixo:

  • Documento de identidade original e CPF;
  • Atestado de matrícula ou declaração escolar original, especificando dias e horários das aulas, assinada e carimbada pela instituição de ensino ou responsável pela emissão da declaração, ou ainda código de autenticidade
  • Comprovante de residência dentro do prazo de 90 dias, em nome do beneficiário, dos pais, responsáveis legais, cônjuge (com certidão comprobatória original)
  • Solicitação de cadastro escolar e atestado de frequência, obtidos através do site da Prefeitura Municipal de Mauá, devidamente impressos e assinados pelo requerente e assinado e carimbado pelo estabelecimento de ensino
  • Em caso de curso profissionalizante, o aluno deve apresentar a Declaração do Estabelecimento Escolar ratificando que o curso objeto da matrícula é reconhecido pelo MEC

Quem tem direito a gratuidade?

Alunos que moram e estudam em Mauá têm isenção total na tarifa, contanto que sua residência esteja há no mínimo 1,5km da unidade escolar. O benefício vale para pessoas matriculadas em cursos reconhecidos pelo (MEC) Ministério da Educação, do Ensino Fundamental, Médio, Superior e de Suplência, sejam eles públicos ou privados.

Alunos da (EJA) Educação para Jovens e Adultos, PRONATEC Instituto Federal e VENCE Governo do Estado de São Paulo também têm direito ao benefício.

No caso dos cursos técnicos ou profissionalizantes, eles devem ser reconhecidos oficialmente pelo MEC, ministrados pelo SENAI e SENAC ou ofertados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda de Mauá.

Professores da rede pública de ensino municipal, estadual ou federal e alunos que não moram, mas estudam em Mauá, têm direito a isenção de 50% no valor da tarifa.

Agência Mural

O post Ônibus de graça para estudantes: alunos de Mauá devem solicitar o benefício a partir de 12 de janeiro  apareceu primeiro em Agência Mural.

Tags:
Ponto a Ponto