Fechado desde 2023 para reforma, o Teatro Nelson Rodrigues encontra-se em situação de abandono. Materiais e livros jogados, prédio pichado, vidros quebrados, móveis danificados e muito lixo espalhado pelo local são aspectos vistos por quem passa pelo local.
Inaugurado na década de 1980, o local é um dos espaços culturais mais importantes da cidade de Guarulhos, onde já passaram diversos artistas, companhias teatrais, além de abrigar uma biblioteca e um museu histórico.
O ator Sergio Garcia Santiago, 73, diretor de teatro e dramaturgo na companhia de teatro Arlequins relata haver descaso tanto com relação ao Teatro Nelson Rodrigues quanto com a cultura na cidade.
Há algumas gestões na região a cultura vêm sendo tratada como inimiga na cidade e existem muitas pessoas lutando contra isso, afirma.
Ele cita o grupo Encontraste ligado ao conselho de cultura” que está se reunindo todos os meses para encontrar saídas e o Acing, um grupo que atua na área das artes visuais e cinema. Em agosto do ano passado, coletivos culturais fizeram um ato em frente ao teatro cobrando a restauração.
Apesar disso, ainda não houve um retorno sobre a retomada do espaço. Sérgio diz que o espaço faz falta para teatro, dança, aulas circenses e audiovisual.
Essas atividades foram deixadas de lado por uma administração que não quer a cultura em Guarulhos. Há dificuldade porque tudo é considerado política de esquerda e não como um direito, diz o ator.
O tema já mobilizou a classe política da cidade. Em abril do ano passado, o vereador Edmilson Souza Santos (PSOL) publicou um vídeo sobre a situação do espaço cultural.
O fechamento do teatro ocorreu em junho de 2023, ainda durante a gestão do ex-prefeito Guti ( PSD). Na época, a gestão afirmou que seguiu recomendações e diagnóstico da defesa civil em uma visita técnica ao espaço.
A biblioteca municipal que fica no mesmo espaço do teatro também está fechada @Carla Moura/ Agência Mural
Em 2025, assumiu o prefeito Lucas Sanches (PL), mas os problemas continuaram e seguem sem providência da Prefeitura.
Giulia Moura de Freitas, 22, moradora do Parque Continental 3, nasceu e cresceu em Guarulhos. Ex-aluna da escola Parque Continental, ela acredita que com o fechamento do teatro e da biblioteca os jovens perdem um meio de se inserir na cultura de forma gratuita ou mais acessível.
‘O teatro é importante para desenvolver projetos de atuação em escola, com a interrupção das atividades, esses jovens perdem a oportunidade de um dia utilizarem o espaço’
Giulia, moradora de Guarulhos
Procurada pela Agência Mural, a Prefeitura de Guarulhos afirma que o local foi recebido pela atual gestão completamente abandonado e sem manutenção.
A atual gestão afirma ainda que o espaço cultural” passará por uma ampla reforma para retomar as atividades, e que a secretaria de cultura tem desenvolvido um projeto para dar sequência às obras No entanto, a gestão não informou uma data para reabertura.
Agência MuralO post Fechado há quase três anos, teatro Nelson Rodrigues segue sem previsão de reforma apareceu primeiro em Agência Mural.
Tags:
Cultura | Democratize-se!