O Sebrae-SP no Grande ABC realizou o primeiro encontro do ano com participantes do Empretec seminário criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de fortalecer competências empreendedoras.
A reunião foi marcada por trocas de experiências, reflexões práticas e debates sobre um dos temas mais desafiadores para quem empreende: planejamento estratégico.
A primeira parte das atividades foi teórica, em seguida durante uma dinâmica dividida em grupo, os empreendedores trouxeram experiências positivas e dores que todos têm de enfrentar para elaborar e colocar em prática um plano na condução dos negócios. Para Alexandra Surlo, proprietária de clínica de estética em São Bernardo do Campo, o encontro só reforçou o que ela aprendeu em 2025, quando fez o Empretec. Apliquei as ações que aprendi no curso e posso dizer que já tive resultados.
Um dos facilitadores do curso, Vitor Silveira reforça a importância de participar dos encontros para relembrar os conteúdos e trocar ideias com integrantes de outros grupos. Para quem já fez o Empretec e já entrou na rotina o importante é praticar as competências empreendedoras abordadas, pontua.
1/2
2/2 À frente, Gracielle Alves e Maiara Cristina Adorni, do Sebrae Grande ABC, com grupo de empretecos
De acordo com Gracielle Alves, analista de negócios do Sebrae-SP e gestora do Empretec no Grande ABC, o objetivo do encontro foi fortalecer a rede de empreendedores que já passaram pela metodologia e aprofundar temas essenciais como o estabelecimento de metas, planejamento e monitoramento dos avanços e o comprometimento com os resultados da empresa.
Para quem tem já um negócio ou quer empreender
O Empretec é um curso intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), voltado para o desenvolvimento de competências empreendedoras. A metodologia é baseada em dinâmicas, debates e exercícios práticos com o objetivo de ajudar os participantes a identificarem seu perfil empreendedor e aprimorarem habilidades essenciais para o sucesso nos negócios. Em 2012, o Empretec passou a falar de inovação. Em 2018, a sustentabilidade foi incorporada entre seus temas.
No Brasil desde 1993, o Sebrae é responsável pela exclusividade na realização do curso, que ocorre ao longo de cinco dias e totaliza 60 horas de imersão. Durante esse período, especialistas conduzem os participantes em atividades que ajudam os participantes a aprimorarem dez características essenciais de um empreendedor de sucesso como: persistência, correr riscos calculados e independência e autoconfiança. O programa é voltado tanto para quem já possui um negócio como para aqueles que desejam abrir uma empresa.
Palestra para quem não fez o Empretec
O Sebrae-SP do Grande ABC tem uma programação de palestras gratuitas sobre o Empretec para quem quer conhecer ou ainda tem dúvidas sobre o curso. A atividade tem duas horas de duração e os participantes recebem certificado. As próximas edições serão on-line e as inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link