É fã de leitura e está sempre com um livro na mochila? Então você precisa conhecer as bibliotecas públicas e comunitárias da zona norte de São Paulo. São sete opções, com acervos físicos, programação cultural e possibilidade de retirar livros para levar para casa.
Só no distrito do Jaçanã funcionam quatro principais bibliotecas públicas e comunitárias onde é possível retirar livros gratuitamente. Além disso, o Sesc Santana promove regularmente uma feira de trocas de livros gratuita. A próxima está marcada para 22 de fevereiro, na biblioteca da unidade (confira o endereço abaixo).
Bibliotecas Públicas
É um dos principais espaços culturais de incentivo à leitura na região, com um acervo de aproximadamente 37 mil exemplares e espaço de leitura confortável.
Endereço: Praça Comandante Eduardo de Oliveira, 100 – Parque Edu Chaves.
Horário: Segunda a sexta, das 09h às 18h; sábados, das 10h às 14h.
Acervo físico com livros, computadores para pesquisa e programação diversificada. Inclui contação de histórias, oficinas, saraus, clubes de leitura e cine debates.
Endereço: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 – Jaçanã.
Horário: Terça a sexta, das 09h às 19h; sábados, das 09h às 17h.
Acervo físico com livros clássicos e lançamentos contemporâneos. A biblioteca também funciona como um espaço integrado de educação e lazer para a comunidade.
Endereço: Localizada na Rua Francisca Espósito Tonetti, 105 – Jardim Guapira.
Horário de funcionamento: Segunda a Sexta: Das 07h às 20h. Sábados, Domingos e Feriados: Das 08h às 16h30.
Espaço lúdico e educativo voltado especificamente para a primeira infância, atende bebês e crianças de 0 a 3 anos. Acervo Especializado com livros de pano, banho, cartonados e com texturas, selecionados para despertar a curiosidade visual e tátil. Não realiza empréstimo, apenas leitura no local.
Endereço: Rua Adauto Bezerra Delgado, 94 – Parque Casa de Pedra.
A Biblioteca de São Paulo (BSP), localizada no bairro de Santana, é reconhecida como uma das mais modernas e inclusivas do país. Situada no Parque da Juventude, a biblioteca viva é focada na experiência do usuário e não apenas no acervo. Possui espaços para leitura, audioteca, ludoteca (com jogos de tabuleiro e videogames)
Acessibilidade: Totalmente adaptada com rampas, elevadores e equipamentos de tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual e auditiva.
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Santana, São Paulo – SP, 02030-100.
Horário de funcionamento: De terça-feira a domingo (e feriados), das 09h30 às 18h30.
No Sesc
A biblioteca móvel do Sesc Santana funciona em um caminhão que transporta um acervo com 3,5 mil livros, incluindo literatura contemporânea, clássicos, HQs, biografias e infantis. É possível rtirar até 3 livros por um período de 14 a 15 dias.
Acesso e empréstimos: O serviço é gratuito. Para retirar livros, basta apresentar um documento com foto e fazer um cadastro rápido. Não é obrigatório ter a Credencial Plena do Sesc para usar a biblioteca móvel.
Endereço do Sesc Santana: Av. Luiz Dumont Villares, 579 Santana, São Paulo – SP, CEP 02085-100.
O Sesc Santana promove regularmente uma Feira de Troca de Livros na unidade. Você pode levar seus livros de literatura para trocar por outros do acervo. A próxima está marcada para 22 de fevereiro (domingo).
Biblioteca Comunitária
A Biblioteca comunitária Milton Barbosa conta com um acervo de livros focado em literatura periférica, aberto para a comunidade local. Os títulos são focados na valorização dos saberes locais, contra coloniais e contra hegemônicos. Aceita doação de livros de autores marginalizados.
Acesso e empréstimos: O serviço é gratuito. É necessário entrar em contato pelo perfil do instagram para verificar data e o horário de funcionamento: @casaculturalhiphopjacana
Endereço: Rua Maria Amália Lopes de Azevedo, 4180 Vila Albertina, São Paulo – SP, CEP 02350-002.
Agência MuralO post Confira a lista de bibliotecas públicas da zona norte de São Paulo apareceu primeiro em Agência Mural.