Trabalhadores que são MEIs (Microempreendedores individuais) no Grajaú e de outras periferias de São Paulo podem se cadastrar em uma plataforma que permite receber propostas para realizar serviços, como melhorias de infraestrutura, pintura, conserto de ventiladores e reparos em mobiliário, entre outros.
A ideia é que possa haver prestação de serviços para entes públicos, como escolas da região. Trata-se da plataforma Contrata+Brasil, criada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.
A ideia da ferramenta é aproximar compradores públicos, como prefeituras, estados e órgãos federais, de microempreendedores individuais, especialmente nesta fase inicial do projeto.
O Grajaú, por exemplo, é o distrito com o maior número de MEIS (Microempreendedores Individuais) na cidade. Entre os locais públicos que podem ser impactados estão as escolas.
A plataforma é integrada ao PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola), permitindo que os colégios contratem diretamente serviços de manutenção e pequenos reparos.
Em São Paulo, mais de 17 mil escolas recebem recursos do programa, sendo 5.077 da rede estadual e 11.959 da rede municipal.
Sempre que uma escola divulgar uma demanda, os profissionais cadastrados na região recebem notificações, inclusive por WhatsApp, e podem enviar propostas diretamente pela plataforma. As contratações têm limite de até R$12,5 mil por serviço.
Como MEIs das periferias podem acessar o serviço?
Para acessar a plataforma, o microempreendedor precisa ter um CNPJ ativo como MEI e cadastro no portal Gov.br. O processo pode ser realizado pelo celular ou computador.
Após o login, é necessário completar o perfil com informações como área de atuação, serviços oferecidos e região de atendimento.
Com o cadastro concluído, o MEI passa a receber notificações sempre que surgirem demandas relacionadas ao seu serviço na região.
Acesse a plataforma: https://www.gov.br/contratamaisbrasil/pt-br
Agência MuralO post Plataforma permite que MEIs prestem serviços para escolas públicas apareceu primeiro em Agência Mural.
Tags:
Empreendedorismo | Emprego | No Corre