O Sebrae-SP realizou, no dia 23 de abril, em Andradina, o evento Gigantes do Digital, com a participação de um palestrante da Shopee, que compartilhou estratégias práticas de vendas em marketplaces. A ação ocorreu em parceria com a ACIA, a Prefeitura Municipal e o Movimento Voti Valley, no espaço do Clube da ACIA, na Vila Messias.
A iniciativa reuniu aproximadamente 70 participantes, entre Microempreendedores Individuais (MEIs), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), das cidades de Andradina, Castilho, Sud Mennucci, Pereira Barreto, Suzanápolis e Três Lagoas.
Para Fausto Lulio, consultor de negócios do Sebrae-SP, a ação teve como objetivo ampliar a visão dos empreendedores sobre a transformação digital, incentivar a inclusão digital e gerar conexão com grandes players. Vivemos um momento em que o digital é uma realidade, e é essencial que todo negócio o incorpore. Eventos como este ajudam o empreendedor a aprender na prática e favorece o networking, sendo um grande ganho.
Sérgio Ruela, presidente da Associação Comercial e Industrial de Andradina, destacou a importância da atualização dos comerciantes: O digital é o futuro. O comerciante precisa se atualizar para não perder mercado. Entender o mecanismo da venda online só trará lucratividade.
O palestrante Leonardo Silva, head de engajamento com vendedores da Shopee, ressaltou o impacto do conteúdo apresentado: Essa palestra representa uma grande oportunidade para o vendedor começar a vender para o público online. Foram abordados temas como dar o primeiro passo nesta grande plataforma de marketplace e como divulgar os produtos.
Leonardo também compartilhou dicas práticas: Mostramos como os empreendedores podem se destacar na plataforma com ferramentas exclusivas para escalar as vendas. No fim das contas, o que todo mundo quer é crescer, faturar mais e gerar um crescimento econômico local. A participação interessada do público com muitas perguntas foi o diferencial, diz o palestrante.
Marcos Okajima, subsecretário de desenvolvimento econômico e integração regional da Prefeitura de Andradina, disse que esse novo modelo de comércio digital cresce no Brasil e no mundo. Nossos comerciantes locais, principalmente os mais antigos, estão em busca de compreender o conceito de venda online. Trazer uma plataforma mundial para tirar dúvidas e ensinar como utilizá-la da melhor maneira possível abre um novo caminho para esses comerciantes mais tradicionais, conclui.
A empresária Claudineia Cordeiro Santana de Souza, proprietária da empresa Chácaras e Chalés Aeroporto, destacou o aprendizado obtido: Saí da palestra entendendo como posso divulgar mais o meu negócio. Nós estamos no mundo digital, então nada melhor do que tirar dúvidas sobre como mostrar melhor o negócio e ter retorno.
Já a empreendedora Viviane Vissani, de Pereira Barreto, ressaltou a necessidade de adaptação do comércio: Hoje o comércio está migrando muito para o digital, então foi uma palestra que me chamou muito a atenção. Nada vai dispensar a loja física, principalmente no meu caso, que trabalho com moda praia e lingerie, que exige um atendimento mais próximo. Mas também há quem prefira comprar pelo celular e receber em casa. Precisamos encontrar um meio-termo, nos adequar, estudar e melhorar.
A presença digital, conforme destacou o Fausto Lúlio, deixou de ser uma opção e passou a ser essencial para a competitividade dos pequenos negócios. Conseguimos reunir um público interessado, que usou o momento para fazer inúmeras perguntas. Notamos o interesse desses empreendedores em fortalecer não somente o seu negócio, mas também conexões e oportunidades reais de crescimento local, finaliza.