O Estado de São Paulo marcou presença no 22º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras com dez expositores no estande do Sebrae. Juntos, os artesãos movimentaram R$ 115 mil em vendas. O espaço da instituição foi dividido entre 124 artesãos de 21 Unidades Federativas (UFs) que geraram cerca de R$ 2,7 milhões em negócios. O evento foi realizado de 13 a 17 de maio, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera.

Considerado uma das principais vitrines do artesanato nacional, o Salão reúne expositores de diversas regiões do Brasil e conecta artesãos a compradores e instituições em uma agenda estratégica de negócios.

A artesã Maria Carmen Oliveira Lima, do Ateliê Maria Farinha, de Ilha Comprida, classificou sua participação como transformadora e extremamente enriquecedora. Foram cinco dias intensos de vendas, inspiração, trocas de saberes, novas conexões, futuras parcerias e oportunidades de negócios. Mais do que participar de um grande evento nacional, foi a confirmação de que o artesanato sustentável e com identidade de território tem espaço, reconhecimento e valor, relatou a empreendedora que também é presidente da Associação Criativos da Ilha Comprida Loja do Porto.