No segmento de moda pet há um ano, Otavio Paulo Pereira Neto viu na Copa do Mundo uma oportunidade de se destacar no mercado. Os pets fazem parte da família, não ficam mais só no quintal. Se nós nos preparamos, usamos camisas, enfeitamos nossas casas para torcer pela seleção brasileira, os pets também podem ter sua roupinha para torcer junto pelo Brasil, diz o empreendedor de Registro. A empresa de Otavio está entre os 791 mil pequenos negócios do Estado de São Paulo que devem ser beneficiados pela Copa do Mundo, segundo levantamento do Sebrae-SP.
São 698 mil Microempreendedores Individuais (MEIs) e 93 mil micro e pequenas empresas que podem aproveitar a competição mundial para faturar com produtos, serviços e promoções diferenciadas. Quem quer empreender precisa ficar atento ao mercado e a demanda hoje é essa, é a Copa do Mundo. Por isso criamos estampas nas cores do Brasil para que os pets também possam participar da torcida, afirma Otávio, dono da Luke et Luna Moda Pet. Apesar de os jogos ainda não terem começado, a procura pelas roupinhas da Copa já tem sido grande. Tenho um bom estoque de roupas prontas e matéria-prima para produzir mais, caso seja necessário. Conforme o Brasil for avançando, estou preparado para atender a demanda, afirma Otavio, que comercializa os produtos no Mercado Municipal de Registro.
A artesã Luciana Ribeiro Reis também resolveu apostar no verde e amarelo para incrementar as vendas de acessórios de macramé e corda náutica. Na última Copa eu já fiz as pulseiras e colares nas cores do Brasil e teve uma ótima procura. Os clientes gostam bastante por terem preço acessível. Para esse ano, a expectativa também é muito boa, revela a artesã de Registro.
Resultados da pesquisa
A pesquisa do Sebrae-SP verificou as expectativas e estratégias dos empreendedores em relação à Copa do Mundo, que será realizada de 11 de junho a 19 de julho nos Estados Unidos, Canadá e México. O levantamento indica que o campeonato mundial de futebol está no radar dos empresários: 74% dos empreendedores em segmentos potencialmente beneficiados pela realização do evento estão se preparando e 24% pretendem se preparar. Apenas 2% não pretendem se organizar para a data.
O levantamento apontou quais são as ações previstas pelos empresários para aproveitar as oportunidades de alavancar as vendas. Criar promoções, combos ou kits temáticos foi a mais citada com 50%. Lançar ou adaptar produtos/serviços com o tema da Copa foi citada por 44%.
Intensificar a divulgação nas redes sociais e outros canais apareceu com 38%. Em seguida se destacam: ampliar o estoque ou a capacidade produtiva (36%), decorar o espaço físico ou canais digitais com o tema (33%) e ajustar o horário de funcionamento (26%).
Felipe Ferreira de Barros, coordenador de pesquisas do Sebrae-SP, destaca que a pesquisa mostrou quais os resultados alcançados pelas empresas que investiram em alguma ação na Copa de 2022, como aumento do número de clientes, alta no faturamento e atração de novos clientes.
O fato de apenas 4% não notarem resultados relevantes comprova que as estratégias adotadas geraram impactos positivos. É importante destacar que não são apenas bares e restaurantes que podem lucrar com a Copa. Com planejamento e criatividade, os mais variados negócios podem se beneficiar com a competição, afirma.
Segundo os empreendedores, os principais ganhos potenciais identificados com a realização do Copa do Mundo 2026 são: aumento do número de clientes (26%), crescimento do faturamento (19%) e conquista de novos clientes (16%). Por outro lado, os desafios a serem enfrentados pelos pequenos negócios são: aumento de custos (28%); concorrência das grandes empresas (27%) e concorrência elevada (27%).
Metodologia
A pesquisa Copa do Mundo 2026 foi elaborada a partir de duas sondagens. A primeira sondagem, a partir da qual foi realizada a projeção do número de pequenos negócios potencialmente beneficiados, foi realizada por telefone, em abril. Trata-se de um suplemento da pesquisa Indicadores Sebrae-SP, realizada com a colaboração da Fundação Seade. A sondagem com as empresas em segmentos potencialmente beneficiados foi realizada pelo Instituto Consulting do Brasil. O levantamento foi realizado por e-mail, entre 1º de abril e 26 de abril.
Camisa 10
O Sebrae-SP tem uma série de conteúdos para auxiliar os pequenos negócios a vender mais na Copa do Mundo. Os materiais podem ser acessados no link.