A Cadeia Produtiva Local (CPL) da Uva de Palmeira dOeste recebeu o selo de reconhecimento como uma CPL Consolidada durante o evento do SP Produz, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, nesta terça-feira, 23, em São Paulo. Na cerimônia, foram entregues selos para as 110 CPLs de todas as regiões do Estado que foram reconhecidas em 2025.

O SP Produz visa o fortalecimento da economia local ao conectar empresas de um mesmo setor ou segmento para atuar de forma colaborativa sob uma governança comum. Entre os benefícios promovidos pela iniciativa estão o compartilhamento de recursos, aquisição coletiva de insumos, troca de experiências, incentivo à inovação e redução de custos operacionais. O programa é dividido em quatro níveis de maturidade: Aglomerado Produtivo, CPL em Desenvolvimento, CPL Consolidada e CPL Madura.

O Sebrae-SP é o principal articulador da CPL da Uva e a consultora de negócios do Sebrae-SP Eliana Germano reforça que a conquista do selo é a confirmação de um trabalho construído com dedicação, união e propósito, resultado da parceria entre Sebrae-SP, Cooperativa Agropecuária de Palmeira dOeste (Cooapalm), Prefeitura Municipal, Projeto ALI Rural e diversas outras ações que fortaleceram a cadeia produtiva da uva no município.

O reconhecimento da CPL destaca a importância dos produtores rurais, da cadeia produtiva e da governança reunida para mostrar todo o potencial e ações realizadas em torno da produção de uva de Palmeira deste. É um momento de muita alegria e de orgulho para todos, ressalta Eliana.

A CPL da Uva de Palmeira d´Oeste é a primeira CPL reconhecida do Noroeste Paulista, e traz o aprendizado de um processo de validação da cadeia produtiva da uva. Esperamos que, na sequência, tenhamos outros segmentos e produtos, assim como o turismo, tomate e móveis, para fortalecer e dar visibilidade a economia local, destaca Iroá Arantes, gerente regional do Sebrae-SP.

A presidente da Cooapalm, Elenita Bocalon Pires, também esteve presente na cerimônia. Jamais imaginaria estar presente em um evento tão grandioso, representando o nosso município e nossos produtores. Para quem acha que não é capaz de receber algo tão importante, meu recado é: não deixem de acreditar, lutem para serem reconhecidos. Não é fácil, mas vocês podem contar com pessoas maravilhosas nessa jornada, afirma.

O prefeito de Palmeira dOeste, Valdir Semensati, destacou a importância da CPL e do trabalho feito em parceria com o Sebrae-SP e outros órgãos para o reconhecimento da produção da uva no município. “O reconhecimento da CPL é importante, principalmente, para conseguirmos recursos para serem investidos e revertidos para o nosso produtor. E todo o município também ganha com o aquecimento da economia. Foi dado o pontapé inicial e vamos colher muitos frutos”, afirma.

SP Produz
As Cadeias Produtivas Locais (CPL) são concentrações geográficas de micro, pequenas e médias empresas de um mesmo setor ou segmento que cooperam entre si e com entidades públicas e privadas. Ao se organizarem dessa forma, podem compartilhar recursos, adquirir insumos coletivamente, trocar experiências e promover a inovação, contribuindo para a redução de custos, a geração de empregos e renda, e o fortalecimento dos negócios.

O Programa SP Produz visa ampliar a competitividade das CPL, apoiando ações que fortaleçam seu planejamento, governança e acesso a mercados, além da promoção de inovações produtivas e de processo. Também busca estimular a implementação de novas formas de governança, como distritos industriais, entornos inovadores e clusters, envolvendo a indústria, o governo, as universidades e a sociedade civil na promoção do desenvolvimento sustentável.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Cadeia Produtiva Local da Uva de Palmeira dOeste recebe selo de CPL Consolidada