Nesta terça-feira (21), o Sebrae-SP recebeu em sua sede, na capital paulista, uma comitiva com diversas autoridades entre prefeitos, prefeitas, secretários, secretárias de desenvolvimento econômico e técnicos de compras públicas de municípios mineiros. A visita faz parte da missão técnica do Sebrae-MG a São Paulo em busca de conhecer as soluções paulistas para o fomento do empreendedorismo e desenvolvimento estratégico dos municípios. O diretor de administração e finanças e diretor técnico interino do Sebrae-SP, Reinaldo Pedro Correa, também esteve presente.

A visita teve início no auditório do Sebrae-SP com a apresentação da Unidade de Políticas Públicas e Relações Governamentais (UPPRG) do Sebrae-SP, que destacou as estratégias do programa Cidade Empreendedora com a analista Fernanda Coimbra. Para falar sobre direito urbanístico e simplificação, a responsabilidade ficou com a consultora Giovana da Cunha, enquanto a consultora Edilene Santos tratou de apresentar as compras governamentais e acesso a crédito e novos mercados.

Consultora da Unidade Territorial e Setorial (UTS) do Sebrae-SP, Flávia Florêncio também esteve presente ao evento. A especialista explicou como o Sebrae-SP trata as vocações territoriais no Estado e destacou os resultados das Cadeias Produtivas Locais (CPLs), dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), além das 15 Indicações Geográficas (IGs) paulistas.

“Queremos mostrar para nossos colegas e profissionais mineiros como é a atuação do Sebrae-SP com o programa Cidade Empreendedora e como integramos nossas soluções às necessidades das prefeituras municipais”, comenta a gerente da UPPRG do Sebrae-SP, Silvio Furio. “Vamos apresentar também dois produtos: a Lei de Uso e Ocupação do Solo e Reurbanização, que são iniciativas que o Sebrae-MG ainda não possui. A ideia é que eles levem boas práticas para serem adaptadas e implementadas da melhor forma possível em Minas Gerais”, completa.

Além do conteúdo oferecido na sede do Sebrae-SP, a comitiva do Sebrae-MG vai visitar a Prefeitura de São Paulo e algumas secretarias, como a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo para entenderem como se dá o processo de compras públicas e compras públicas de inovação dentro dessas instituições.

Rogério César Corgosinho, gerente da Unidade de Desenvolvimento Territorial e Serviços Financeiros do Sebrae-MG, agradeceu ao Sebrae-SP pela oportunidade e destacou o objetivo da missão na capital paulista. “Queremos levar conhecimento para as prefeituras de Minas Gerais, conhecer casos de sucesso no Estado de São Paulo e entender especificamente como a Prefeitura de São Paulo atua na área de compras públicas e desburocratização. A ideia é fomentar e envolver o setor privado para melhorar ainda mais o ambiente de negócio nas nossas cidades mineiras”, comenta.

Fazem parte da comitiva do Sebrae-MG em São Paulo representantes de 23 municípios mineiros: Arapuá, Belo Horizonte, Borda da Mata, Cabo Verde, Carmo do Paranaíba, Conselheiro Lafaiete, Divinópolis, Extrema, Guimarânia, Monte Carmelo, Montes Claros, Muriaé, Nova Serrana, Pará De Minas, Paracatú, Patos de Minas, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Prata, Presidente Olégario, São Gotardo, Uberaba e Uberlândia.

Tags:
Cultura Empreendedora

Agência Sebrae - Sebrae-SP recebe autoridades de Minas Gerais e apresenta iniciativas de sucesso de apoio ao desenvolvimento municipal