Durante o mês de julho, o Sebrae-SP, em parceria com o Centro Pop Vida, da Prefeitura de Botucatu, promoveu cursos de desenvolvimento pessoal para pessoas em situação de vulnerabilidade no município, com o objetivo de promover inclusão social e ampliar as perspectivas de vida dos participantes.
No dia 6 de julho foi realizada a palestra “Seja o Reflexo de Suas Melhores Qualidades”. Já em 27 de julho, ocorreu o curso “Inteligência Emocional e Seus Impactos”. Além de compartilhar conhecimento sobre habilidades socioemocionais, as capacitações abordaram noções de empreendedorismo.
Idealizado em 2025, o projeto tem continuidade em 2026 após atingir 32 pessoas em sua primeira edição. As atividades foram viabilizadas pela coordenadora do Centro Pop Vida, Ana Corrêa, que disponibilizou o espaço para a realização do projeto.
Segundo Tais Cristina Prestes, assistente social do Centro Pop Vida, a parceria com o Sebrae-SP surgiu em consonância com o propósito do serviço municipal, que oferece atividades de convivência e socialização para o aumento do protagonismo e da participação social dos atendidos.
Acho que essa parceria tem sido muito bacana por causa disso, porque fortalece o indivíduo. Além de agregar conhecimento, faz com que ele acredite em si próprio e perceba que é possível sonhar, mas também que é possível transformar esse sonho em realidade por meio da ação, ressalta.
Os participantes dos cursos promovidos pelo Sebrae-SP puderam vivenciar, na prática, essa mudança de mentalidade e a ampliação de perspectivas. Para Fábio Henrique, as capacitações trouxeram mais motivação para sua rotina e contribuíram para o crescimento pessoal e profissional.
Desde o primeiro dia do curso de empreendedorismo, já parece que havia uma luz nova, uma motivação diferente para a nossa semana. Além do curso, no final você ainda recebe um certificado, que agrega muito ao currículo profissional. Também tem a troca de experiências e de conhecimentos, que faz toda a diferença, afirma.
Já para o participante Antônio Argemiro, a iniciativa reacendeu um antigo sonho de criar o próprio negócio. “Isso aqui dá motivação e esperança. Acho que não só para mim, mas para todo mundo que está presente aqui. Todo mundo está precisando de uma força, de um empurrãozinho, sabe? Cada um tem uma vontade, um projeto, uma ideia, mas muitas vezes falta alguém para incentivar e fortalecer. Então, eu acho que, para a maioria das pessoas que vive essa realidade, o que falta mesmo é oportunidade, reflete.
Por meio das ações desenvolvidas no Centro Pop Vida, o Sebrae-SP contribui para a inclusão produtiva em Botucatu, gerando oportunidades de desenvolvimento e fortalecendo a cidadania por meio do empreendedorismo.
“Uma das principais características do Sebrae-SP é a valorização do conhecimento. Acredito que trabalhar para levar o conhecimento às pessoas atendidas pelo Centro Pop também é uma forma de transformar e impactar vidas. Esse aprendizado pode ampliar horizontes, abrir novas possibilidades e contribuir para a construção de um futuro com mais autonomia e oportunidades, destaca a analista de negócios do Sebrae-SP em Botucatu, Geovana Anneli.
-