A internacionalização de uma empresa nem sempre começa com uma venda para outro país. Em muitos casos, o primeiro passo é entender onde existe demanda, adaptar produtos e processos e aprender a lidar com exigências que não fazem parte da rotina do mercado brasileiro. As experiências da Brasília Med Technologies (BMT), de São Carlos, e da El Salas, de Sorocaba, mostram como essa preparação pode transformar oportunidades em negócios internacionais.

Os dois cases foram apresentados nesta quinta-feira (27), durante o workshop As certificações como promotoras de inserção no Comércio Exterior, realizado pelo Sebrae-SP em Sorocaba, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), dentro das ações do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX).

Na BMT, empresa de tecnologia criada por quatro pesquisadores formados pela USP de São Carlos, a entrada no mercado externo foi precedida por uma mudança importante na própria trajetória do negócio. A empresa nasceu desenvolvendo tecnologia para neurocirurgia humana, mas encontrou barreiras regulatórias para avançar nesse mercado. Os sócios então adaptaram a solução para a área veterinária e desenvolveram um sistema de neuronavegação para cirurgias neurológicas em cães e gatos.

Com o produto consolidado no Brasil, surgiu o desafio de identificar mercados com potencial para a tecnologia. O PEIEX entrou nesse processo ajudando a empresa a analisar oportunidades e escolher mercados prioritários.

O México foi identificado como uma das opções mais promissoras. A empresa buscou parceiros locais e participou de uma ação na Cidade do México, onde apresentou o equipamento a profissionais da área. O resultado foi a venda de dois equipamentos. Atualmente, a BMT também possui clientes na Colômbia e na Espanha e segue prospectando novos mercados.

Tem barreiras que a gente não consegue [superar sozinho], aquelas dicas, aquelas manhas que vêm da experiência. Foi isso que a gente absorveu aqui do PEIEX, contou Pedro Augusto Saletti Pinotti, CEO e cofundador da BMT.