Duas cidades da região colocam em vigor nesta segunda-feira (5) algumas mudanças em seus sistemas de estacionamento rotativo. A principal delas está na fiscalização. Enquanto Americana decidiu abandonar a aplicação de multas por meio eletrônico, com o uso do chamado carro-espião, Piracicaba vai retomar essa modalidade.
Em um acordo com a concessionária responsável pelo seu sistema, a Prefeitura de Americana decidiu trocar o veículo equipado com câmeras OCR (sigla em inglês para Leitor Óptico de Caracteres) que fazia a leitura automática de placas, por agentes. Antes de multar, esses funcionários vão aplicar notificações de irregularidade.
Já a Prefeitura de Piracicaba, que tinha contrato com a mesma empresa que opera a Área Azul americanense, deixou o acordo expirar e ficou por mais de um ano sem fiscalização. Uma nova licitação foi realizada e a empresa contratada inicia as operações já com os carros-espião.
Vagas
Outra mudança colocada em prática em Americana é a redução no número de vagas de estacionamento rotativo. Em vez das 2.254 estipuladas no documento, a Área Azul passará a ter apenas 1.366 vagas. A cobrança será retirada de ruas da extremidade da área de cobertura, onde as estatísticas apontam que há menos uso do serviço. Esses pontos serão divulgados posteriormente, mas já há dois definidos: Rua Carioba (pós-linha férrea) e nas ruas laterais ao Mercado Municipal.
Atualmente, Piracicaba tem 4.845 vagas de estacionamento rotativo. Dessas vagas, 3.061 são consideradas vagas de zona azul e outras 173 vagas são destinadas exclusivamente para idosos, as quais são cobradas pelo sistema. O estacionamento rotativo possui vagas com isenção de cobrança, sendo 100 vagas destinadas para pessoas com deficiência (PCD), que podem utilizar de forma gratuita por duas horas.
Além disso, o estacionamento possui outras 1.331 vagas destinadas para motocicletas, 163 vagas de zona branca e 17 vagas exclusivas para veículos oficiais, também sem cobrança e distribuídas principalmente na região central da cidade e também nos bairros Alto, Paulista, Pauliceia e Vila Rezende.
Tags:
Americana | área azul | COBRANÇA | Estacionamento Rotativo | Piracicaba | Tarifa | Veículos