O Hospital Santa Bárbara e a Prefeitura de Santa Bárbara d’Oeste anunciaram nesta segunda-feira (24) a instalação de 10 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) pediátricos na unidade filantrópica, a única do município que atende pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O investimento estimado é de R$ 2 milhões em recursos próprios do município.


A expectativa é de que obra e a instalação de equipamentos sejam concluídos em um prazo de 12 meses.
O tratamento intensivo para crianças e adolescentes é hoje um dos principais gargalos da saúde publicar barbarense. Sem leitos específicos, pacientes que necessitavam de atendimento precisavam passar pelo sistema Cross (Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde) para serem encaminhados a outras cidades.


“Hoje, uma notícia importantíssima para a saúde pública de Santa Bárbara do Oeste, iniciamos a semana tratando da criação de 10 leitos de UTI pediátricos no Hospital Santa Bárbara. Ao longo desse tempo a gente vem se preparando com a questão financeira e a contratação profissional para executar esses projetos e estudar qual o espaço adequado para construir esta ala no hospital. Através desse planejamento, ao longo desses meses, tudo isso possibilitou que nós tivéssemos os tão sonhados leitos de UTI pediátricos na nossa cidade”, disse o prefeito Rafael Piovezan.


Apesar de instalados em Santa Bárbara, os leitos também devem ser incluídos no sistema Cros. Prefeitura e hospital informaram que vão buscar o credenciamento da UTI no governo estadual, o que obrigaria o atendimento regional.

 

Tags:
Hospital Santa Bárbara | leitos | SUS | UTI pediátrica

Divulgação/Prefeitura SB - Maquete de um leitos de UTI, divulgada pelo Hospital Santa Bárbara

COMENTÁRIOS: